Ter uma Bolsa de Estudos


O sonho de milhões de estudantes é adentrar a faculdade dos seus sonhos, porém nem sempre isso é possível devido ao valor da mesma. Atualmente se tem eles tem mais chances de entrar devido a oportunidades como ProUni que oferece bolsas parciais e integrais de acordo com a nota que tirar no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), com a faculdade e também colocação. E o mesmo ocorre para o FIES que é um programa onde os estudantes podem financiar a sua faculdade.

Fora estes programas sociais muitas faculdades trazem uma porcentagem de bolsa para os alunos que podem ser “disputadas” através de provas ou então por renda social. Estes métodos são mais difíceis de serem encontrados em faculdades e Universidades, mas existem. Algumas bolsas seguem o padrão para os alunos que estudam lá e trabalham, assim ganhando a bolsa ou que apresenta resultados para a faculdade que trarão muitos benefícios a ela.

Procure por empresas que dão bolsas aos funcionários que querem fazer uma faculdade. Geralmente estas empresas dão bolsas dentro da área em que trabalham, assim facilitando para o aluno que conclui os seus estudos sem pagar nada por ele e ao mesmo tempo fará a empresa crescer aplicando os conhecimentos que vai tendo durante os anos de estudo.

Programas ainda dentro da escola são desenvolvidos, como o Escola da Família que é onde o aluno se propõe a desenvolver projetos dentro da sua área e os aplicando os finais de semana em escolas selecionadas em troca da bolsa de estudo por todo o curso.

Estas são algumas maneiras de conseguir uma bolsa de estudo dentro de uma Universidade ou Faculdade, porém é valido ressaltar que nenhum destes processos são simples e fáceis, pois exigem diferentes comprovações de renda e desempenho do aluno, afinal é preciso dar bolsa a quem precisa e é uma pessoa comprometida com a instituição a qual está inserida. Se você ainda não conhece os projetos de onde estudo procure ter mais informações sobre elas.