Riscos Causados pela Falta de Sono


O sono é algo valioso na vida, pois é um momento que tudo para e podemos descansar consideravelmente. Porém a falta de sono é mais comum que qualquer distúrbio, e muitas pessoas passam por isso em todas as partes do mundo.

O sono é um estado de consciência em que a pessoa fica inteiramente de repouso. O estado é normal e periódico e isso acontece com a maioria dos seres vivos, uma suspenção de atividade sensorial e motora temporal. Este estado trás benefícios, além de nos suprir as energias, e quando uma pessoa sofre de distúrbios do sono acarreta várias complicações. Para entendermos melhor o sono vamos explicar seus ciclos, que muito importante. A noite de sono é essencial para a vida, ter bem-estar.

Ciclos do sono
O sono funciona da seguinte maneira, a duração é de cerca de noventa minutos. Temos o sono leve, que é a fase em que o sono vai crescendo, e esses ciclos vão e voltam durante a noite. Os ciclos repetitivos e começa pelo estágio 1 que é conhecido como “Sono NREM” e vai até o estágio 4, e regride para o estágio 2 é ai que entramos no “Sono REM” e o ciclo se repete dessa forma novamente. Uma noite com esses estágios é um sono normal, em que os indivíduos podem ter saúde. Muitos dizem que uma noite bem dormida e é melhor que qualquer remédio. O estresse do dia acaba quando temos uma noite agradável e singular.

Dicas para uma Boa Noite de Sono

A falta de sono faz com que nosso organismo não trabalhe direito, vários hormônios e secreções estão ligados ao sono. É através dele que as mudanças de peso podem ocorrer. A melhor coisa para ter uma boa noite de sono é manter uma rotina desacelerada, fazer exercícios físicos levam as pessoas a relaxar melhor à noite. Acorde cedo e antes de ir ao trabalho faça algum exercício físico. No trabalho organize o tempo, pois o estresse, muitas vezes se dá, pela correria, algumas pessoas deixam todo o trabalho para a última hora e isso impede de que seja bem feito, e chegamos em casa exaustos mentalmente. Antes de dormir evite comer muito e principalmente cafeína. Cigarros também prejudicam o sono igualmente o álcool, por isso se quer tomar café, fumar e beber faça isso pelo menos 2 horas antes de dormir. Manter o ritimo nos horários de sono também ajuda muito, quem dorme cada dia um horário pode desregular tudo e acabar sem sono em algumas noites. A noite é impotente, pois dormir de dia não é a mesma coisa, toma cuidados quanto a isso. Com todos esses dias podemos melhorar nossa noite de sono e trazer benefícios a nossas vidas.