Tudo sobre Efeito Estufa

Tudo sobre Efeito EstufaO mundo está sofrendo muito por causa do efeito estufa, um mal a todos nós que está afetando várias áreas do nosso planeta. O efeito estufa ainda causa muitas duvidas sobre o seu significado, a explicação exata para o fenômeno da natureza pode ser dita através de dados e do clima quente que estamos tendo. Como se estivéssemos dentro de uma estufa, há uma temperatura elevada, onde não conseguimos nem respirar. Vamos tirar algumas duvidas sobre o efeito estufa, e saber tudo sobre esse problema.

Vamos dar um exemplo básico e simples para que você entenda o que é o efeito estufa. Imagine um carro fechado que fica exposto ao sol o dia inteiro, quando você entra no veiculo, sente aquela sensação de mormaço e muito calor, assim é o efeito estufa como se estivéssemos dentro desse carro, só que não conseguimos sair. O efeito estufa não é maléfico, e sim ele ajuda e muito na sobrevivência dos seres, pois ele é responsável por deixar a temperatura quente do ambiente e do planeta.

Os raios solares entram no planeta e parte dessa radiação é absorvida, pela terra e pelos oceanos, onde essa parte não consegue sair, como se ficasse presa na atmosfera, fazendo do planeta uma bola de fogo. Essa radiação entra em contato com dióxido de carbono e vapor da agua, deixando um ar parado e muito quente. Por esse aspecto o efeito estufa está sendo visto com mais atenção por alguns especialistas.

Mais se formos ver bem sem o efeito estufa nós não teríamos vida, isso por que o planeta terra iria ser como o planeta Marte, onde não há atmosfera para refletir o calor suficiente para todo o planeta, ou seja, a temperatura iria ser baixa e não haveria possibilidade de vida. Alguns especialistas afirmar que através de projetos de emissão de dióxido de oxigênio em marte, o planeta poderia ter o ambiente necessário para a caminhada de alguns seres vivos, porém isso ainda é teoria.

O aquecimento global está totalmente relacionado ao efeito estufa, isso por que a terra está cada vez mais aquecida e se tornando um “forno”, por isso a preocupação em torno da vida dos seres humanos nas próximas gerações está cada vez mais sendo questionado. Precisamos cuidar agora do nosso planeta, pois senão as gerações futuras sofrerão por isso.

Basta cada um fazer a sua parte, evitar queimadas já é uma boa dica, além de tudo é importante fiscalizar as emissões de vapor e dióxido de carbono no meio ambiente, optar por combustíveis sustentáveis e ecológicos também é um meio para ajudar o mundo contra o aquecimento global.