Preconceito e racismo no Brasil

Preconceito e racismo no BrasilNão só no Brasil, mas no mundo todo, existem muitos índices de preconceito e racismo para algumas pessoas, isso está pelo fato de que a pessoa é negra ou homossexual. Preconceito como sabemos é um crime que afronta a sociedade, que não deve de maneira alguma ser preconceituosa, pois todos somos iguais, independentemente de: Cor, Raça ou Religião. Por isso temos estar unidos para vencermos esse mal aqui no Brasil, país tem têm números altos de racismo e preconceito para com os outros.

Muitas pessoas lutam contra o preconceito aqui no Brasil, porém fica visível que essa luta em é em vão, pois muitos ainda abusam das outras por elas serem de outra cor ou gostarem de pessoas do mesmo sexo. Em rodas de amigos, na escola ou no trabalho existem ainda muito apelidos maldosos para simplesmente zoar o amigo ou agredi-lo de forma verbal. Isso tem que ser combatido por lei, senão onde vamos parar?

Um exemplo que encontramos facilmente de preconceito nos dias de hoje, fica no fato que os negros ganham cota para entrar na faculdade, que nada mais é que uma ajuda que o governo da aos alunos negros e pardos que não tiveram oportunidade de estudo e que vieram de escola pública. Quando acontece de uma pessoa que não é negra não passar na faculdade ela já cria esse preconceito de falar que, só não entrou porque o negro tomou seu lugar, isso é muito errado e pode dar processo de preconceito e racismo.

Outro exemplo claro de racismo e preconceito é fato das lojas não aceitarem funcionários só por que são negros, ou seja, se tiver uma vaga para determinado cargo, se tiver um branco e um negro pedindo uma vaga, ela simplesmente dará a vaga para o branco, deixando o negro de lado. Quando isso acontece elas usam o argumento de que, ele não é capacitado e não é de confiança, ou seja, chamou indiretamente a pessoa de criminoso e de inútil. Precisamos combater isso, não é pela cor que se defini uma pessoa, e sim pela capacidade de agir e de pensar da mesma.

No esporte também tem muito índices de racismo, num estádio de futebol, muitas vezes ouve-se da própria torcida os gritos e apelidos preconceituosos para os jogadores que são de cor escura ou são homossexuais, isso causa um constrangimento muito grande para quem recebe esses apelidos maldosos, por isso é necessário ter a consciência que o racismo e o preconceito não são legais.

Por isso todos juntos temos que trabalhar no projeto contra o racismo e o preconceito, com a ajuda de todos vamos acabar com esses males a sociedade, e transformar o Brasil num país melhor.