Como tratar garganta inflamada

Sendo uma das queixas mais comuns que em consultórios médicos, podemos ter as dores de garganta, que tem o nome técnico de odinofagia, que nada mais é do que o resultado de infecções da faringe ou das amídalas, que assim respectivamente vai ser chamar amidalite e faringite. Que muitas vezes podem até mesmo dificultar na alimentação e que assim vai prejudicar os hábitos normais que cada um pode ter no sua dia a dia, sem mencionar no incomodo.

Normalmente a amidalite a faringite estão relacionadas, assim o problema recebe o nome de faringomidalite, sendo um problema de origem viral, como na grande maioria dos casos, ou também por conta de contaminação de bactérias, como pode er nas situações mais graves. A gripe também é uma doença viram que crusa com a faringoamidalite. Onde muitas das vezes os processos dessa doença são benignos e possuem uma solução espontânea.

Já a dor de garganta que for causada por conta de infecção traz complicações muito serias e importnate para o caso, como o abscesso e febre reumática, assim apresentando evolução arrastada e necessitando de tratamento com os antibióticos. As causas podem serem duas, onde a mesma deve ser descoberta para que se escolha o tratamento adequado, onde os sintomas podem ser em comum para ambas, como:

- Dores pelo corpo;
- Febre;
- Cefalei;
- Prostração
- Odinofagia.

Como os sintomas podem ser quase que iguais e que também muitas vezes eles podem ser difíceis de serem distinguidos, é necessário outros parâmetros que possam ver qual a causa do problema. Sendo que as doenças que são de origem viral podem ser acompanhadas de outros sinais como o comprometimento das vias aéreas como tosse, espirros e obstrução nasal e rinorreia. Isso será independente da intensidade do problema, na doença viral não é comum ter a ocorrência de pus.

Independente da causa do problema o necessário é  que se consulte um medico e que se faça o tratamento com medicamentos específicos, onde eles vão promover o bem estar do paciente, como os analgésicos, antitéticos e antiinflamatórios. Já se constatada a doença do tipo bacteriana é necessário um tratamento com antibiótico, que pode ser receitado por um medico.