Exame de DNA Gratuito


O exame de DNA é indispensável para quem deseja saber quem são os seus pais biológicos. A partir deste exame é possível descobrir isso, porém tem um preço alto e por este motivo o governo o libera gratuitamente para a grande parte dos casos.

O que é o Exame de DNA?

A partir do exame de DNA é possível visualizar quem são os pais biológicos de uma pessoa. É possível determinar diferenças e principalmente as semelhantes de cada pessoa. A tarefa é difícil, pois apenas 1% é diferente de pessoa para pessoa. No ato do exame qualquer parte do corpo da pessoa poderia ser utilizado, mas o mais eficiente e mais usado é o sangue. Através do sangue é possível conseguir uma maior quantidade de DNA, o que facilita.

O DNA de uma pessoa é ampliado e depois é analisado de 13 a 19 partes dele que são os que mais variam de pessoa para pessoa. Há bases nitrogenadas no DNA de uma pessoa que é composto pelas famosas letras A, T, C, G que na mais são que respectivamente adenina, timina, citosina e guanina. Em determinados locais elas podem se repetir com os seus pares e no caso de pai e filho estas sequências são iguais. Isso é feito com diversas partes e será gerado uma estatística para visualizar se o pai pode ser o pai biológico da pessoa.

O resultado nunca é 100% compatível, mas há casos onde esta compatibilidade pode chegar a 99,999%. Quando não há compatibilidade alguma no DNA entre as duas pessoas o exame é negativo. Este exame é feito também em casos onde há um acidente e o corpo fica irreconhecível.

Onde Fazer o Exame Gratuito?

É possível fazê-lo gratuitamente pelo Instituto de Medicina Social e Criminologia que se localiza na cidade de São Paulo no endereço Rua Barra Funda, n° 824, Barra Funda. Porém, não é para qualquer pessoa e sim para casos de Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Eles são oferecidos para quem não tem condições financeiras para pagar algo em até R$ 2 mil. Mensalmente no Instituto 2.700 pessoas pedem pelo exame de paternidade. Metade deste número os pais não comparecem e a outra metade é realizada dando 77% positivo.