IPVA 2014 – Prazos e Informações

O IPVA é o imposto que as pessoas pagam para ter o seu veículo rodando normalmente e regulamente nas cidades do Brasil. Ele vem sempre no começo de cada ano e pode ser parcelado em até três vezes, porém quando é pago em apenas uma tem um desconto maior. Para quem não conhece exatamente o que é o IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Esse pagamento varia de acordo com cada estado e não são todos os estados que dão o desconto para cota única.

O valor recolhido é feito da seguinte forma: 4% - veículos com gasolina e os bicombustíveis; 2% - ônibus e micro-ônibus e motocicletas e 1,5% para caminhões. O pagamento é feito de acordo com o final da placa, tanto para pagamento à vista quanto ao parcelamento. Veja abaixo.

As datas podem modificar de estado para estado. Cota Única vai do dia 13/01 a 24/01 começando pelo final 1 e terminando no 0. Desta forma é paga a cada dia um final de placa. Para o pagamento sem desconto, mas à vista começa no dia 13/02 até 26/02.

Para o modo de parcelamento a primeira parcela começa no dia 13/01 e termina no dia 13/03 da mesma forma com o final da placa. E vale lembrar que o valor cobrado é sobre o valor venal e ele pode ser encontrado através do Diário Oficial.  No Diário Oficial basta digitar o que precisa e encontrar.

A parte matemática é mais fácil, pois basta pegar o valor venal do veículo e multiplicar pela porcentagem que é cobrado. E anualmente os brasileiros deixam para pagar atrasado o seu IPVA, geralmente porque não tem dinheiro no começo do ano e isso faz com que o recebimento seja atrasado.

IPVA para o Estado de São Paulo

O valor para o estado de São Paulo caiu em média de 5,16% em relação ao ano que passou. Isso foi devido aos veículos usados que teve o seu valor reduzido em grande proporção.

A data para o estado de São Paulo começa no dia 14/01. Na página do Portal G1 é possível fazer a conta para analisar quanto será o valor a ser pago no imposto.