Receita Chá para Cistite


Muitas pessoas no mundo todo sofrem de Cistite, mas não vão ao médico e acabam não visualizando os sintomas e tratamentos específicos para ela. Trata-se de uma infecção urinária que acomete uretra e bexiga que é causada em quase todos os casos pela bactéria Escherichia coli. Ela é mais comum nas mulheres, sendo que cerca de 60% já tiveram ou terão pelo menos um quadro de Cistite. Existem três tipos de Cistite: Uretrite, Cistite e Pielonefrite.

Quando a bactéria desce para o rim o problema causado é muito maior. Mas ela pode ser evitada antes que isso ocorra. E ao contrário do que muitas pessoas pensam ela não é uma doença contagiosa ou que “se pega” de outra pessoa. A bactéria Escherichia coli está em todas as pessoas, no intestino do ser humano. Isso ocorre quando uma colônia de bactéria fica envolta da vagina. Esta é a primeira parte que ocorre para a Cistite, pois a colonização ao redor da vagina conseguem alcançar com mais facilidade a uretra e bexiga.

No homem a Cistite é mais rara de acontecer, pois a uretra deles é maior que das mulheres e a saída da uretra não é próxima ao anus. O cuidado maior recomendado para as mulheres é quanto a higiene pessoal de cada uma porque é muito importante para que evite ainda mais o problema. O principal sintoma é a dor ao urinar e muitas mulheres acabam não urinando por medo de doer ainda mais, e isso faz com que complique ainda mais.

 Alguns tratamentos podem ser caseiros como é o caso do chá de Cistite.

Chá de Cistite – Ingredientes

30 g de raiz de alcaçuz
25 g de folhas de bétula
45 g de folhas de uva ursi

Modo de Preparo de Cistite

Misture todas as ervas em uma vasilha que tenha tampa. Para preparar o chá você pega uma colher de chá da mistura e coloque uma xícara de água para cada uma. Deve ficar em infusão por cinco minutos. Depois disso deve coar e quando estiver morno é que deve ser tomado.

O ideal é que quem tem Cistite tome até um litro do chá por dia e não de uma só vez, mas em pequenas quantidades.