Entenda Melhor a AIDS


A AIDS ou HIV teve seu inicio no Brasil em 1982 logo apos a ditadura militar tivemos uma explosão de alguns casos registrados. Com todos os riscos aparentes, o ministério da saúde lança programas para o controle, em que um grupo de cientistas entre outros membros tentavam manter o controle sobre a AIDS. Este programa foi reformulado em 1992 com mais força e ajuda do Governo e Organizações. Essa nova cara do projeto recebeu o fundo de R$ 90 milhões e também um empréstimo do Banco Mundial de US$ 160,00 este foi o Projeto AIDS I. Em 1998 o Projeto AIDS II somou uma quantia de 370,00 mil dólares e vigorou até 2002.

Primeiros Casos no Brasil

A AIDS teve inicio no Brasil 1982 a infecção foi se espalhando ainda mais na década de 90. Com muitos casos e uma doença pouco conhecida, vieram muitas campanhas nacionais e internacionais. Existem atualmente mais de 630 mil pessoas que vivem com a AIDS no Brasil é uma doença preocupante que registram desde inicio até 2010 mais de 217.091 óbitos pela doença. Todos os anos 35 mil casos no país. Uma das piores epidemias que já tivemos no mundo, pois é uma doença que não tem cura. Hoje em dia está tudo mais controlado e as pessoas tem muito mais consciência, porém a AIDS ainda é um assunto que assusta muitas pessoas. O preconceito, hoje é menor, antigamente os pacientes soros positivos eram discriminados e vulgarizados, além da doença eles perdiam totalmente a alto- estima.

O que é a AIDS
A doença se manifesta por infecção que atinge o organismo humano através de um vírus conhecido por HIV (Imunoficiência Humana Vírus). A sigla vem do inglês Human Immunodeficiency Vírus. AIDS também é uma palavra inglesa que significa Deficiency Syndrome (Sindrome da Imunodeficiência Adquirida).  A pessoa com o vírus fica sem proteção, e os organismos invasores atacam e isso se torna alarmante, vírus, bactérias, protozoários entre outros. O HIV agride os linfócitos que são responsáveis pela defesa do organismo e com isso a pessoa se torna vulnerável a doenças.  Hoje em dia a pessoa com HIV tem uma vida quase que normal, por conta do coquetel de remédios, mas antes não era assim, quando uma pessoa recebia a notícia que estava com AIDS era como uma sentença de morte. Uma das doenças mais evasivas que já tivemos, por muitos anos foi uma luta para especialistas e médicos encontrar a cura para tal mal, porém hoje em dia temos muitos meios para amenizar a vida dos pacientes.