Mergulhadores dizem que tubarões são seus companheiros



A lenda que os maiores vilões dos mares são os tubarões, não é mais vista como antes.
Muitas pessoas tem medo de ir à praia, surfar ou mergulhar achando que podem ser predados por esses animais. Mas, algumas pesquisas estão revelando o contrario e mostrando que, muitas vezes, os vilões são os homens mesmo.

Klaus Jost, que é engenheiro marítimo e fotografo, tem os tubarões como seu amigo e aliado.

Segundo Klaus, ele sempre esteve debaixo d água e nunca enfrentou algum tipo de problema com esses tubarões.
Através de pesquisas foi descoberto que de 460 tipos de tubarões, são poucos os que são agressivos e representa uma ameaça para os humanos.

Ele sempre trabalhou em construções de grandes portos, como Paquistão, Costa do Marfim, Egito e muitos outros e foi assim que sua paixão por tubarões começou.

Klaus, em uma entrevista a Super Interessante disse achar esses animais fantásticos e surpreendentes. Com isso, desde 2001, ele começou fazer um documentário pesquisando espécies de tubarões que estão ameaçados de extinção, focando na caça ilegal desses animais.

Essas caças ilegais são praticadas muitas vezes por chineses, pois suas barbatanas são usadas para na culinária chinesa. Além de cometer esse crime, após cortarem as barbatanas dos animais, eles jogam esses tubarões ainda vivos no mar, tendo uma morte terrível e desumana.

É exatamente por isso que ele esta organizando essa campanha, dizendo que esses animais não tem nada de terrível, mas sim, são vitimas de crueldades para fornecer ao mercado do oriente.

É preciso que se tenha um maior controle sobre a fiscalização nos oceanos para evitar que esse tipo de ilegalidade aconteça.
Enquanto medidas mais drásticas não forem tomadas, a extinção desses e de outros animais vão estar sempre em perigo.