
Um estudo realizado no Instituto de Islândia, que foi divulgado no American Journal of Epidemiology confirmam que homens que consomem mais leite na sua adolescência acabam possuindo de duas a três chances mais de desenvolver o câncer de próstata avançado na idade adulta. Por cerca de mais de 20 anos, 8.894 homens que tinham nascido entre os anos de 1907 e 1925 foram acompanhados, nesse período cerca de 1.123 homens acabaram desenvolvendo a doença, e cerca de 371 tiveram o caso avançado. Com esses dados os pesquisadores começaram a notar que os homens que tomavam leite mais de uma vez por dia quando adolescentes, tinham três vezes mais chances de desenvolver a doença do câncer de próstata avançado.
Os homens que viveram nas regiões rurais nos seus primeiros 20 anos, mostraram ter um risco 29% maior de se adquirir a doença do que os outros homens que residem na cidade onde o leite era pouco na época. Os homens nascidos e criados no campo antes de 1920 tinham um risco de 64% maior do que os que nasceram e foram criados na cidade. A coordenadora do estudo Johanna Torfadottir disse que os dados encontrados fornecem evidencias e provas importantes para a saúde da fase da adolescência do homem, pois é um
período sensível para o inicio do desenvolvimento do câncer de próstata. Mesmo com os estudos, não há nada que possa restringir a ingestão do leite como prevenção do câncer de próstata, pois não se pode esquecer que fatores como o estilo de vida da pessoa e outros costumes alimentares também contam bastante para que a doença apareça. O ideal mesmo é sempre ter um estilo de vida saudável, praticar sempre esportes, não ter uma vida sedentária, se alimentar sempre muito bem, comendo muitas frutas, legumes e verduras, evitando ao maximo gorduras, doces e excesso de sal, bebendo bastante água, sucos naturais e tomando o leite em si, mas para não arriscar, se preferir beba o mesmo apenas uma vez ao dia.