A pouco tempo a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) anunciou que vai acabar com o seu vestibular tradicional e assim por vez usara apenas as notas do Enem para selecionar os alunos. Essa decisão foi tomada na ultima terça-feira, dia 26, isso durante o conselho universitário que teve no dia. Então desta forma a UFMG vaio utilizar apenas o Sisu (Sistema de Seleção Unificado), sendo uma iniciativa do Ministério da Educação, que por sua vez qualifica os candidato com base em sua nota do Enem.

De acordo com Clélio Campolina, essa decisão de substituição do vestibular vem sendo estudada a três anos já, e ele também acredita que usando o Enem como critério de avaliação pode ajudar com que o Brasil se aproxime cada vez mais do modelo de seleção dos Estados Unidos e também de paises da Europa. O reitor ainda garantiu também que esse novo sistema de avaliação não afeta de forma alguma o sistema de cotas, onde ele ainda afirmou que os candidatos serão escolhidos de uma forma completamente democrática, garantindo democracia e igualdade de chances para todos.
O MEC tem como meta substituir os vestibulares de todas as instituição de ensino superior pela prova do Enem, porem algumas universidades que trazem um certo tradicionalismo ainda estão bem resistentes a esta idéia, sendo dois exemplos a Usp e a Unesp, que ainda afirmam que só entraram em discussão sobre o assunto quando não houver mais nem um tipo de problema com as provas realizadas.