Tecido epitelial glandular



Este tecido esta presente em nosso organismo nas glândulas, que nada mais são do que órgão que tem a função de produzir produtos, que podem também ser chamados de secreções. Elas possuem canais que levam as secreções para o nosso organismo, onde um ótimo exemplo pode se a glândula sudorípara que dissipa o calor através do suor. Esse órgãos podem ser classificado de acordo com a sua anatomia, onde as que possuem o conduto levam o nome de exócrinas e as sem conduto são chamadas de endócrinas e as secreções liberadas podem ser nomeadas de hormônios.



Este tecido pode ser classificado por uma grande quantidade de aspectos, sendo quem delas é quanto ao numero de células, podendo ser unicelulares, que são células glandulares dentro de outros órgãos, como as glândulas salivares, e também podem ser pluricelulares que são as glândulas de fato, como o caso do pâncreas. O0utro tipo de classificação que podemos encontra é de acordo com o local onde ela lança os seus produtos, onde existem as endócrinas que lançado diretamente na corrente sanguínea.



Dentro do grupo das endócrinas possuem duas outras divisões, que são as vesiculares que formam uma vesícula com o produto de secreção e também as cordonais que se apresentam como uma espécie de cordão anastomosado, onde esse ficam no meios dos vasos capilares sanguíneos, sendo eles adrenal, paratireóide, adenohipofise e Ilhota de Langerhasn. As exócrinas tem a conexão direta com o epitélio que se origina, onde dentro desse grupo também aparecem algumas subdivisões, que pode ser medida pela quantidade de ductos que podem ser simples ou compostas.



Depois vem a classificação de acordo com a porção secretora, onde pode ser dividida em Acinosa, Tabulosa e Tabulocinosa, por conta da ramificação da porção secretora eles se definem em ramificada se não ramificadas. E por fim a classificação de acordo com as células liberam as secreções, onde elas podem ser meróciranas e apócirnas. Que se diferencia de acordo com a síntese de que cada uma pode fazer com que ela tome uma nova nomenclatura.