Quais as causas e como acabar com o chulé


Este é o típico problema constrangedor, na maioria das vezes não conseguimos entender as causas do seu aparecimento, pois procuramos sempre manter a higiene nos pés e nos calçados, sempre atentos a todas as regras básicas de higiene que nos foram ensinadas, então o que exatamente o chulé?

Ao contrario do que a grande maioria das pessoas pensa o maior causador do chulé não é o sapato, existem outros fatores que tornam o cheiro do seu calçado e do seu pé insuportáveis.

Uma das causas do mau cheiro é a falta de higiene nos calçados, não limpar com freqüência, nem deixar o calçado em local ventilado, isto aliado ao suor natural que sai dos pés são uns dos fatores responsáveis pelo cheiro insuportável.

È muito importante que todos os calçados sejam limpos com freqüência, uma dica importante é que quando lavado o calçado deve estar bem seco antes de ser usado, procure também não usar o mesmo sapato todos os dias, o mesmo precisa de descanso e ventilação, isto faz com que o mau cheiro desapareça.

O ideal é sempre procurar usar sapatos que permitam a ventilação no pé, calçados de borracha totalmente fechados favorecem o chulé.

Quanto mais velho for o calçado, maior será a chance de ter chulé, isto devido ao envelhecimento natural do material que o sapato é feito. O contato dos sapatos com a umidade, seja em dias de chuva ou não secar corretamente os pés ou até mesmo o suor natural ocasiona o mau cheiro.

È impróprio usar talco apenas para disfarçar o mau cheiro, o talco deve ser usado com os sapatos limpos e os pés bem secos. A pasta que se forma pelo talco junto com a umidade cria um ambiente propicio para o acumulo e procriação de bactérias que já estão presentes nos calçados. Portanto, cuide bem dos seus pés, lave-os com sabonete bactericida, lixe a sola do pé de vez em quando, mantenha as unhas limpas e cortadas e seque bem antes de calçar os sapatos, vale até usar o secador, para que os vão dos dedos fiquem bem sequinhos.

Vale também apostar no uso de spray anti-transpirante para os pés e procure sempre usar meias de algodão, nada de materiais sintéticos, elas facilitam a produção e suor e inibem a ventilação.