Primeiros cuidados com seu bebê


Em primeiro lugar limpe a parte anterior dos genitais, com especial atenção nas dobrinhas, e por último limpe a parte posterior do bumbum. Seque bem, passe o creme protetor e coloque a fralda limpa. Uma dica para evitar assaduras, além de uma troca frequente de fraldas, é fazer um creme misturando um tubo de pomada para assadura com 100ml de óleo de amêndoas, bata no liquidificador e espalhe um pouco nos genitais antes de fechar a fralda. Ajuda bastante a combater a assadura do seu bebê.
para vestir seu bebê recém nascido parece tarefa fácil, mas não é, quando as perninhas ficam totalmente dobradas, os bracinhos imóveis, a cabeça incrivelmente maior que as golas das roupinhas, as coisas parecem se complicar mais ainda. Para piorar, seu bebê pode demonstrar uma enorme contrariedade pela nudez, não gostar de se sentir manipulado e parecer não colaborar em nada. Eis então, alguns pequenos truques antes de mais nada, opte por roupas de simples colocação e que permitam trocar as fraldas sem precisar deixar o bebê completamente nu. Esqueça as belas roupinhas cheias de frescuras, prefira os macacõezinhos zip-zapt. As mangas não devem ser muito aderentes, e antes de comprar as roupas verifique se as aberturas das golas são bastante largas. Use sempre babadores pois assim evitará trocar as roupas cada vez que ele regurgitar. E lembre-se que a hora da troca é sempre um momento a ser aproveitado para socializar com o bebê, faça brincadeirinhas, massagens em suas costas e barriga, evitando transformar esta hora em uma obrigação a terminar o mais rapidamente possível.
Muitas mães se questionam quando começar a sair com o próprio bebê. Esperar uma semana cerca de 10 dias. De manhã ou a tarde se o bebê está bem e você já se recuperou do parto, então nada a impede de passear com seu bebê. O passeio não é uma obrigação, não precisa respeitar horários fixos. Prefira horários em que a temperatura esteja agradável, e evite estradas congestionadas e barulhentas, optando por ruas calmas ou parques. Tente evitar ir a locais fechados com muitas pessoas, como shopping centers.
Seu ginecologista ou seu médico de família podem ser uma boa fonte de informações, ou também outros pais e mães de suas relações, mas o mais importante é a empatia com o pediatra de seu bebê. A primeira consulta será normalmente quando completar um mês de vida. Leve um caderno para anotar as instruções que serão dadas a cada nova consulta e principalmente para você ir anotando as perguntas e dúvidas para as próximas consultas. Durante o primeiro ano de vida, seu bebê passará por um controle mensal com o pediatra, que acompanhará seu crescimento peso, altura, circunferência craniana, o funcionamento dos orgaos, os problemas referentes ao sono, amamentação, etc. E acompanhará também o calendário das vacinações.