Filme Avatar é acusado de promover racismo
O filme conta a historia de um soldado americano branco que salva uma raça de alienígena, a sinopse do filme Avatar, que foi dirigido por James Cameron, a uma fabula do Messias branco. Eles afirmam que o longa sugere outras etnias são primitivas e são incapazes de se salvarem. Varias paginas da internet tem discutido sobre o suposto racismo do filme Avatar.
O filme acontece em um planeta distante que é habitado por uma raça alienígena chamada Na'vi, a raça tem uma cultura baseada no ecossistema que esta em volta deles. Um soldado da marinha foi enviado para se infiltrar na tribo, mas se apaixona por uma nativa e toma a decisão de defender a sua pátria contra os, agora, invasores brancos. Os personagens da tribo são interpretados por dois atores negros Zoe Saldana e Laz Alonso.
De acordo com uma coluna dirigida por David Brooks do jornal americano The New York Times, o filme avatar é uma fantasia racial por excelência. David comenta em seu texto "O filme é baseado no estereótipo de que os brancos são racionais e colonizados tecnologicamente, enquanto as vítimas são espirituais e atléticas”.
Por mais que o filme gerou uma polemica racial não prejudicou muito as bilheterias dos cinemas.
Labels:
Curiosidades,
Filme